segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pena Nordeste Amador - Elivelton vence no Macaco


Pena Nordeste Amador
Elivelton voa mais alto


Elivelton Santos fica com título Open da terceira etapa do Pena Nordeste Amador 2012 no Mar do Macaco (PB). Foto: Lima Jr.
O mar reagiu neste domingo no Mar do Macaco, Cabedelo (PB) para as finais do Pena Nordeste Amador 2012. Os Iniciantes foram os primeiros a cair no mar e Rafael Venuto, representante Pena e campeão do circuito em 2011, não decepcionou e repetiu a atuação das baterias anteriores quando avançou sempre em primeiro.

Clique aqui para ver as fotos

No início do confronto ele somou ondas fracas, mas manteve a calma e achou uma boa esquerda para aplicar quatro fortes batidas de backside que renderam 8 pontos e a terceira vitória consecutiva no Pena Surf Nordeste 2012.

O potiguar Emanoel Tobias, dono da melhor apresentação na semifinal, não foi páreo para Venuto e ficou com a segunda colocação. Tarcísio Willian foi o terceiro e o paraibano Jonas Marretinha, que trouxe uma grande torcida à praia, o quarto.

“Vencer mais uma foi demais! Treino forte todos os dias e para mim é muito importante trazer resultados para a Pena, meu patrocinador que me dá todo o suporte necessário. Agradeço a Deus e a todos que torcem por mim”, disse Venuto.

Juliana Sousa foi mais uma representante do time de amadores da Pena que fez a festa na Paraíba. Atleta de 12 anos, Juju se encaixou muito bem as valinhas do Macaco e acertou manobras no crítico da onda para superar Taís Moraes (2°) e sua companheira de equipe Larissa dos Santos (3°).

Para chegar à final, as três locais do Titanzinho, Fortaleza (CE), pico famoso por revelar grandes nomes do surf no Ceará, despacharam competidoras como Gilvanita Ferreira (RN) e a anfitriã Edjane Oliveira.  

Elivelton Santos esbanjou estilo e radicalidade para bater todos os recordes em casa e subir ao lugar mais alto do pódio Open no Mar do Macaco. O índio voador apresentou performances diferenciadas desde o primeiro dia da prova e não deixou dúvidas quanto a seu alto nível de surf.

Ele conquistou as notas mais altas do evento e na grande final não economizou nos voos para vencer os adversários sem dificuldades. Depois de anotar 8.70 após mandar duas manobras fortes e um aéreo na base, na última chance obteve um 10 unânime quando mandou dois aéreos reverse bizarros finalizados com precisão.  

José Francisco, seu conterrâneo, também não deixou a desejar na apresentação e cravou 14.70 pontos para sagrar-se vice-campeão. Marinho Lima e Emanoel de Sousa, grandes nomes do surf potiguar, não resistiram ao ataque paraibano e ficaram com a terceira e quarta colocações.

“Gostaria em primeiro lugar de agradecer a Deus por essa conquista. Tenho me esforçado muito e esses resultados mostram que vale a pena enfrentar os desafios e seguir em frente”, declarou Elivelton. “Agradeço aos meus patrocinadores, amigos e família que estão sempre ao me lado me incentivando”, finalizou. 

Na categoria Júnior, a dupla Denner Carvalho (PB) e José Francisco (PB) não deu chances ao cearense Rafael Venuto (3°) e ao potiguar Lucas Pires (4°). Denner e Fininho já começaram o embate com notas altas e seguiram pegando boas ondas e trocando notas em busca do título.

Melhor para Denner, que por uma diferença apertada superou o conterrâneo e comemorou muito a primeira vitória no Tour. José Francisco, que venceu todas as baterias nas fases anteriores, também foi muito aplaudido pela grande torcida que vibrou com a dobradinha paraibana em Intermares. 

Israel Júnior, local da belíssima Baía Formosa, onde quebram direitas perfeitas, foi o grande vencedor entre os mirins. Israel não se intimidou diante de Elivelton Santos, que dispensa comentários, e correu atrás do resultado com determinação. Registrou 12.50 contra 12 pontos de Elivelton que não teve mais tempo para virar o jogo. O pernambucano Douglas José subiu ao pódio no terceiro lugar e o pequeno Rafael Tigrão, 13, que tentou a virada até os minutos finais, em quarto.

Saulo Carvalho, paraibano de Baía da Traição também do Time Pena, foi o grande destaque na Sênior e na Master.  Na Sênior, obteve o melhor rendimento em todos os confrontos e na final, com um belo aéreo, confirmou o favoritismo para levantar o troféu de campeão.

Líder do circuito, Emanoel de Sousa, campeão invicto no ano passado, ficou com o segundo lugar e Paulo Germano (PB) com o terceiro. Na Master, Saulo bateu o cearense Luciano Cavalcante (2°) e já acumula sua terceira vitória no circuito.  

Nos pranchões, a vitória ficou com Geraldo Lemos (CE). Em duro confronto, Geraldinho levou a melhor em cima de Alessandro Mendes pelo estreito placar de 13.67 a 13.43. Alessandro (2°) abriu a bateria com uma onda que valeu 8.33 e na segunda onda fez 5.10, mas o cearense correu atrás do prejuízo e acreditou na vitória até os últimos instantes para sagrar-se campeão na Paraíba.

Johnson Jacques, que nunca havia perdido nas ondas do Macaco, não achou as boas para mostrar seu surf e amargou a terceira colocação. Nilton Santos foi quarto.

Cardoso Junior, do Ceará liderou todo o combate na Veteran, surfou sem ser incomodado e conquistou a primeira vitória na categoria este ano. Fernando Neguinho (RN) foi o segundo e Wladimir Lobo, também do Ceará, o terceiro.

Muita alegria e interação tomaram conta das disputas entre equipes. O Rio Grande do Norte obteve o melhor desempenho para vencer e deixar o Ceará, que permanece na liderança do ranking, em segundo. Os anfitriões foram os terceiros colocados e os pernambucanos os quartos.

Confira os resultados completos no site Pena . A terceira etapa do Pena Surf Nordeste conta com o patrocínio da marca Pena, Governo da Paraíba, Prefeitura de Cabedelo e Setur. Apoio dos blocos Teccel, Adesivo Mix, Pranchas BF, Sargaço, Well Internet, Acquasol, Guajiru, Faculdade Maurício de Nassau, Badionaldo e Pousada do Caju. Divulgação sites cearasurf, waves, vidasurf, surfguru, surfpeblogspot, ondulação, surfbahia, emfocosurf, conexaosurf e manobra radical, revistas Fluir, Parafina e Beach Show, Rádio Mix 93,7 FM, Canal Woohoo e jornal MQA. Realização Top 16 promoções, pbsurf e ANS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário