quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SOS São Conrado - Mar de lama no pico



São Conrado volta a receber uma chuva desagradável. Foto: Victor Cerdeira.
Há cerca de um mês enviei um vídeo expondo o mesmo problema. A cachoeira de dejetos retornou à Avenida Niemeyer.

Assim como foi alertado no texto anterior, devido ao péssimo estado de conservação da tubulação que leva o esgoto de São Conrado para o emissário de Ipanema, mais uma vez temos este espetáculo do descaso de nossos governantes.

Novamente vão realizar o reparo localizado e esperar que outro chafariz de coco surja no costão da Niemeyer. Mais uma vez temos um despejo de esgoto in natura no mar, em plena costa, indo direto para a praia de São Conrado.

Chafariz e cachoeira de coco a beira mar são privilégios dos moradores deste bairro com um dos IPTUs mais caros do Rio. Surfistas e bodyboarders que frequentam a praia sofrem com este crime ambiental. Uma das mais belas praias do Rio manchada por este espetáculo de vergonha.

É inadmissível para uma cidade que tem projeção mundial como a cara do Brasil, permitir que o efluente de nossos vasos sanitários seja jogado em nossa cabeça, na nossa área de lazer. Pagamos por um serviço de esgoto que está muito aquém das expectativas. 

Se uma indústria polui corpos d’água ao seu redor será multada, se um posto de gasolina deixa vazar óleo para a rede pluvial, será multado, se uma plataforma de petróleo deixa vazar óleo no mar, é multada. Por que não multam a CEDAE por este despejo?

Já é notório que cada centavo investido em saneamento economiza muitos centavos em saúde pública. Mas nossos governantes não gostam deste tipo de obra, por que geralmente ficam enterradas. Estações de tratamento são inauguradas com festas e discurso, mas as redes coletoras que deveriam levar o esgoto até elas não são prioridade.

Temos crianças que frequentam as escolinhas de bodyboard e surf comunitárias estão correndo risco de pegarem doenças de pele e hepatite, dentre outras. Quando isso vai mudar? Quando veremos uma ação efetiva do governo para sanar este problema?

Vamos apoiar o movimento Salvemos São Conrado! Eles estão lutando para que esse panorama mude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário