quarta-feira, 13 de março de 2013

Quiksilver Pro - Slater impossível !!


Quiksilver Pro
Kelly Slater comemora título do Quiksilver Pro em Kirra, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.
Joel Parkinson fica com o vice. Foto: © ASP / Will Hayden-Smith.
O norte-americano Kelly Slater ficou com o título do Quiksilver Pro Gold Coast, etapa de abertura do WCT 2013 encerrada nesta quarta-feira, nas lendárias direitas de Kirra, Austrália.

Em ondas tubulares de até 2 metros, ele derrotou o australiano Joel Parkinson para largar na frente no tour e embolsar US$ 75 mil pela vitória.

Em final emocionante, Parko começou melhor, com 8.67, mas Kelly, que tinha 6.83 na primeira onda, respondeu com 8.73.

O troco de Parko veio pouco tempo depois, com uma nota 7.83 levando o australiano de volta ao primeiro posto.

Enquanto Slater esperava uma onda com potencial para aplicar um novo golpe, Parko tentava ampliar o placar e até chegou perto (7.80). Depois de tanto esperar, o 11 vezes campeão mundial sumiu dentro de um salão e mandou um snap espetacular na saída.

Tudo indicava que a onda seria premiada com nota 10, mas apenas um juiz deu nota máxima e a média ficou em 9.89, o que impediu Joel Parkinson de ficar precisando de uma combinação.

A partir daí, Parko teve muita dificuldade para reagir e demonstrou um certo nervosismo. Nos minutos finais, o australiano tentou a virada com um tubo perfeito, mas a prioridade era de Slater e o 11 vezes campeão mundial não vacilou. Entrou na onda e deixou Parko irritado (o aussie chegou a fazer um gesto obsceno enquanto entubava).
Kelly Slater tira proveito da prioridade e tira Joel Parkinson do sério. Tudo bem que o ano está apenas no começo, mas desde já esta é a foto do ano. Foto: © ASP / Carey.
A nota 7.73 não fez Slater ampliar o placar, mas impediu que o adversário tentasse retomar a liderança. Precisando de 9.84, Parko ainda teve uma nova chance, mas conseguiu 8.80.


Foi a 12a vez que eles se enfrentaram, e Slater levou a melhor pela sétima vez. Um detalhe: nas últimas oito vezes em que duelaram, Slater perdeu apenas uma bateria para o aussie (na semifinal do Pipe Masters, em 2011).

Muitos tubos Na primeira semi, Joel Parkinson arrancou uma nota 10 unânime dos juízes logo na primeira onda e ficou em ótima situação no duelo com o taitiano Michel Bourez.

Totalmente à vontade nos canudos de Kirra, o local abusou dos tubos e somou 8.17 pouco tempo depois, descartando ainda 6.33 e 7.90.

Bourez esperou pacientemente pelas séries e tentou a reação com dois tubos, mas obteve 8.87 na melhor onda e os juízes avaliaram a segunda delas em apenas 6.93.

Logo depois de ficar em abrir larga vantagem sobre o adversário, Parko optou por sair do mar e trocar a prancha. Confiante, o atleta tinha como objetivo guardar a prancha mágica para a final.

Em seguida, uma batalha épica levou a torcida ao delírio em Kirra. Como sempre, o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater deram muito trabalho aos juízes.

Slater começou melhor, com 7.67, mas Fanning virou com 8.67 e 8.03. O clima esquentou ainda mais nos 10 minutos finais de bateria.

Fanning veio por dentro da primeira da série e Slater respondeu com um canudo muito profundo na onda de trás.

Apesar de o tubo de Slater ter aparentado ser mais profundo, os juízes acharam que Mick foi melhor e deram 9.93 ao australiano e 9.37 a Slater.

A resposta do 11 vezes campeão mundial foi dura. Faltando pouco menos de cinco minutos, Kelly passeou por dentro de um belo cilindro, saiu limpo, mandou um cutback e acertou uma batida na junção para arrancar 10 pontos e virar a disputa.

Confira mais informações em nossas próximas reportagens.

Resultado do Quiksilver Pro 2013

1 Kelly Slater (EUA)
2 Joel Parkinson (Aus)
3 Mick Fanning (Aus)
3 Michel Bourez (Tah)
5 Taj Burrow (Aus)
5 Julian Wilson (Aus)
5 Bede Durbidge (Aus)
5 Matt Wilkinson (Aus)
17 Gabriel Medina (Bra)
17 Alejo Muniz (Bra)
17 Filipe Toledo (Bra)
25 Adriano de Souza (Bra)
25 Raoni Monteiro (Bra)
25 Willian Cardoso (Bra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário