terça-feira, 26 de junho de 2012

ASP Pro Junior - seletivas com datas marcadas

ASP Pro Junior
Seletivas começam na Vila (SC)
Por João Carvalho em 26/06/12 

Filipe Toledo é candidato fortíssimo a uma das vagas. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.
Estão confirmadas as quatro etapas do ASP South America Pro Junior Series de 2012. A primeira é o Mormaii Pro Junior, que acontece entre os dias 13 e 15 de julho na praia da Vila, Imbituba (SC). 

A etapa é a largada das disputas pelas seis vagas para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP (Association of Surfing Professionals), quatro na categoria masculina e duas na feminina. 

"A ASI (Associação de Surf de Imbituba) já vinha pleiteando o evento há alguns anos e conseguiu todo o apoio que precisávamos para viabilizar o campeonato neste ano. Acredito que os atletas vão ganhar com isso, pois a onda é muito boa", conta Luis Borges, responsável pela organização do Mormaii Pro Junior. 

A segunda disputa é o Hurley Pro Junior, que rola entre os dias 17 e 19 de agosto na Prainha, São Francisco do Sul (SC). Na semana seguinte, dias 24 a 26, o Quiksilver & Roxy Pro Junior, que no ano passado aconteceu no pico do Atalaia, Itajaí (SC), será disputado nas ondas da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto começa acontece o Surf Eco Festival em Salvador (BA). Os resultados definem o campeões sul-americanos Pro Junior masculino e feminino e os representantes do continente no ASP World Junior Championships 2012. 

No dia seguinte ao término da etapa baiana, acontece uma prova do ASP World Star masculina na praia de Jaguaribe, em frente ao clube do SESC em Salvador.

"É muito importante para a ASP South America a manutenção de um calendário consistente de etapas do Pro Junior acontecendo em ondas de boa qualidade", destaca Roberto Perdigão, diretor regional da ASP na América do Sul. 

O ASP South America Pro Junior Series classifica os quatro primeiros colocados no ranking das quatro etapas deste ano, além da campeã e vice, para disputarem os títulos mundiais no ASP World Junior Championships. 

O time masculino é composto por seis atletas e a ASP South America reserva duas vagas para os surfistas do continente mais bem colocados no ranking mundial unificado da ASP. No momento, seriam Gabriel Medina e Miguel Pupo.

"Este circuito cria definitivamente um plano de carreira para todos que almejam correr atrás de uma vaga para o ASP World Tour", analisa Perdigão. "É gratificante poder acompanhar o desenvolvimento de alguns destes atletas desde as categorias de base até o topo da pirâmide, como foi o caso do Pedro Henrique e Adriano de Souza. Ambos foram campeões mundiais Pro Junior da ASP e chegaram à elite do surf mundial", finaliza Perdigão. 

Campeões sul-americanos do ASP South America Pro Junior Series

2011 Filipe Toledo (SP) e Gabriela Leite (SC)
2010 Miguel Pupo (SP) e Diana Cristina (PB)
2009 Alejo Muniz (SC) e Diana Cristina (PB)
2008 Alex Ribeiro (SP) e Diana Cristina (PB)
2007 Wiggolly Dantas (SP) e Marina Werneck (SC)
2006 Heitor Pereira (SP) e Anali Gomez (PER)
2005 Thiago Camarão (SP) e Taís de Almeida (RJ)
2004 Pablo Paulino (CE)

Campeões mundiais Pro Junior da ASP

2011 Caio Ibelli (Bra) e Leila Hurst (Haw) 
2010 Jack Freestone (Aus) e Alizee Arnaud (Fra) 
2009 Maxime Huscenot (Fra) e Laura Enever (Aus) 
2008 Kai Barger (Haw) e Pauline Ado (Fra) 
2007 Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus) 
2006 Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus) 
2005 Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus) 
2004 Pablo Paulino (Bra) 
2003 Adriano de Souza (Bra) 
2002 não realizado por falta de datas
2001 Joel Parkinson (Aus) 
2000 Pedro Henrique (Bra) 
1999 Joel Parkinson (Aus) 
1998 Andy Irons (Haw) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário